quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Como Não Errar Na Escolha do Tema do Seu TCC!






Olá, tudo bem? Seja bem vindo(a) ao meu blog onde eu procuro compartilhar um pouco de tudo, assim tipo deu na telha de falar sobre x assunto, pesquiso, estudo e compartilho aqui com vocês.

Nesse breve artigo, irei mostrar como você pode escolher o tema do seu TCC em apenas três passos. Tem gente que simplesmente não acredita em mim quando eu falo isso, mas a final como é possível definir o meu tema de TCC em apenas 3 passos? Mas eu garanto você vai conseguir sim!

Eu costumo dizer para as pessoas desorientadas que, a pior coisa que você pode fazer quando está em dúvida em relação ao tema do seu TCC é pedir a opinião de alguém. Mas como assim? Não é essa a intenção desse artigo? Definitivamente não é, o meu principal objetivo é lhe mostrar o melhor caminho para você mesmo definir o seu tema.

Entenda que a pessoa que irá te dar uma opinião, por melhores que sejam as suas intenções não será ela que irá escrever o seu trabalho. E existe uma grande possibilidade dessa pessoa compartilhar uma ideia com base nos seus gostos, algo que ela goste e o grande problema está aí.

Tenha em mente que o responsável pela pesquisa é você, por isso é fundamental que todo o trabalho seja iniciado com base na sua afinidade com determinado assunto.

Atenção, caso você não queira ler o artigo completo, basta assistir ao vídeo logo abaixo porque as informações sãs as mesmas:






Mas a final, quais são os três passos para definir meu tema de TCC?



Basicamente os três passos se resumem a responder 3 perguntas, são elas:

Primeira pergunta que você deve se fazer:

O assunto escolhido é do meu interesse, será que eu teria força de vontade para pesquisar a fundo determinado assunto?

A dica aqui é um seguinte, pra fazer um TCC obviamente você fez um curso de graduação ou pós graduação e certamente teve contato com muitas disciplinas ao longo desse curso e diferentes assuntos dentro dessas disciplinas, ok?

Logo a primeira dica é algo que parece besta ou até sem sentido, no entanto, muitas pessoas pecam nessa hora por acharem que os assuntos do seu interesse pode não corresponder as expectativas, mas isso é um erro clássico porque quando estudamos algo com prazer ou ao menos curiosidade o nosso desenvolvimento tende a ser muito mais eficiente.

Mas espera um pouco Letícia, eu sei que parece até piada de mal gosto, mas acredite quando eu digo que não me interesse por nenhum tema. Sem problemas amigo(a), então aja e pense sempre pelo lado racional da coisa. Bom, eu não me interessei por nenhum assunto, no entanto, preciso ingressar no mercado de trabalho com alguma especialidade ou então serei apenas mais um no meio da multidão.

Logo você se verá com uma única alternativa, que é pensar na sua carreira, ou seja o assunto abordado deve de algum modo me ajudar a agregar mais experiência em determinado segmento profissional.

Segunda pergunta:

Ainda que você tenha encontrado um bom tema e já tenha colocado na cabeça, é importante observar se existe conteúdo disponível para o assunto que você decidiu abordar, será que outros autores já estudaram o respectivo tema?

Aqui a dica é um seguinte, procure no Google acadêmico artigos científicos que tratem do seu tema, é bem simples basta digitar o assunto que você escolheu e observar o retorno da sua pesquisa. Caso tenha um bom número de informações sobre o tema pode mandar bala e iniciar as suas pesquisas porque você terá referências.

Agora vamos finalizar com a terceiro passo, realizando a última pergunta:

Será que este tema é relevante para mais alguém além de você?

Veja um exemplo pra entender exatamente do que estou falando:

Imaginemos que você faça um curso de gestão de empresas, ou que seja da área do direito, ou até mesmo da medicina. Digamos que um dos assuntos que lhe interessa seja, "o ciclo de reprodução das mariposas austríacas no inverno" Olha, eu nem sei se isso existe kkkk, mas a ideia aqui é te passar um ponto de vista claro!

As vezes um assunto pode parecer ser muito interessante para você, mas não tem nenhum tipo de relevância na sua área de conhecimento, seja pra um grupo social, ou uma empresa, pra uma comunidade resumindo pra sociedade como um todo, mas tem alguma relevância dentro da minha área de conhecimento?

Finalizando, caso você responda sim para as três perguntas será ótimo porque você terá iniciado da maneira correta, caso contrário basta avaliar estes pontos, ou qualquer tipo de lacuna.

Eu quero destacar que estes passos simples são apenas um esboço do que você encontra na metodologia do monografis 2.0. O software foi desenvolvido justamente para quebrar este tipo de objeção e assim facilitar o desenvolvimento do seu TCC, espero sinceramente ter agregado algum tipo de conhecimento pra ti.

E já sabe este é um espaço onde procuro compartilhar um pouco de tudo, então não fique surpreso(a), se amanhã ou depois voltar aqui e se deparar com algum artigo sobre, sexologia, ou esporte, ou turismo, etc.

Obrigada pelo seu tempo, tchau tchau.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprenda As Técnicas De Trading Esportivo

Provavelmente há uma grande oportunidade de ganhar dinheiro enquanto assiste aos jogos do seu time favorito e até viver somente do futebol...